sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“A Pereira da Tia Miséria”, do grupo Grupo Ás de Paus, de Londrina, fechou a programação do EnCena 2012


Mesmo o espectador mais incauto e desavisado não terá passado incólume, intacto pelo EnCena 2012. Peças que, segundo o curador da Mostra de Teatro de Jacarezinho, Danilo Oliveira, vieram para incomodar e transformar por meio de um processo de catarse, fonte purificadora da alma. Seis noites, seis espetáculos diferentes num tom acentuadamente rodriguianos. Temas como o amor e morte, espetáculos que representaram técnicas e maneiras diferentes de fazer teatro, deram destaque à 8ª edição do EnCena, sucesso de público e crítica.

"A conclusão a que chegamos com o encerramento da 8º edição do EnCena é que Jacarezinho se apropriou dele. Que agora a Mostra já é uma realidade estável da nossa cidade e da região. Digo isso, pois não vejo a população deste município abrindo mão desse evento. Este ano provou isto: o EnCena realmente faz parte da teia cultural de Jacarezinho", acentuou Danilo. Ele ressalta que "Com a participação da UENP nesta Mostra, que, nos primeiros anos, foi realizada somente pela Prefeitura de Jacarezinho, muda-se completamente a história desse festival. A partir do momento em que a Universidade passa a investir junto com a Prefeitura, o EnCena toma outra dimensão".

A programação desde ano foi composta pelos espetáculos: "Oxigênio" da Companhia Brasileira de Teatro, no dia 17 de agosto; "Dia Desmanchado", vencedor do Prêmio Açoriano de Teatro, no dia 18; "Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpet", na segunda-feira, 20; "17 x Nelson – Se não for eterno não é amor", no dia 21. Já no dia 22, esteve no palco do EnCena a Delírio Companhia de Teatro com a peça "Kafka – Uma Vigília" e, para fechar a mostra: "A Pereira da Tia Miséria", do grupo Grupo Ás de Paus, de Londrina, primeira companhia do interior do Estado a ganhar o Troféu Gralha Azul, espetáculo apresentado em frente à antiga Fafija na cidade.

Danilo, que é chefe da divisão de projetos culturais da UENP, comenta que a apresentação em frente a um dos campus da Universidade teve valor simbólico. "O encerramento em frente à Faculdade de Filosofia (Fafija), buscou demarcar a entrada da UENP no EnCena. Simbolicamente, estamos encerrando aqui para deixar claro que a Universidade é parte integrante dessa história". Sobre a repercussão positiva das peças selecionadas, ressalta: "Essa Mostra, tradicionalmente, busca deixar um lastro mais crítico no público. Escolhemos espetáculos que proporcionam a reflexão e que não são necessariamente historinhas com começo meio e fim. Algumas pessoas saíram revoltadas, espantadas, mas ninguém conseguiu sair sem reflexão".

O diretor do Departamento de Cultura do Município, Carlos Henrique Costa, lembrando também das Mostras dos anos anteriores, disse que "Diante do excelente trabalho realizado pela curadoria, em parceria com a Prefeitura, conseguimos criar a formação de plateia em Jacarezinho, trazendo muitas contribuições para a cultura local, através da valorização do teatro e dos diferentes tipos de artes. O EnCena se fundiu com o público desta cidade".

Kauê Pedroso Gonçalves, estudante de Artes Dramáticas do Instituto Federal do Paraná (IF-PR), campus Jacarezinho, salienta que "O EnCena, nesta 8ª edição, mostrou o tamanho do festival que é, com espetáculos maravilhosos, com peças que levaram todos a muitas reflexões. Acredito que essa Mostra tem ainda muito a contribuir para a cidade e espero que continue nos próximos anos, porque a arte tem um poder fantástico de transformação. Acredito que somente com ela poderemos mudar o mundo de verdade". O estudante de matemática da UENP, Nicolas Ferreira da Silva, pontua que "Como evento artístico, para a cidade, o EnCena já é fundamental, imprescindível. Foram peças que trataram de diversos assuntos. Seis dias com arte de altíssima qualidade. Já é, sem dúvidas, um evento que marca o Teatro no Estado e no País".

O evento, que é realizado pela Prefeitura de Jacarezinho em parceria com a UENP, tem importantes parceiros como o Núcleo de Agroecologia e Territórios (NEAT), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e Serviço Social do Comércio (SESC), além do apoio da RICTV (RECORD) e do Teatro Guaíra.
“A Pereira da Tia Miséria”, do grupo Grupo Ás de Paus, de Londrina, fechou a programação do EnCena 2012

Fotos do Evento:
Bolsistas do PIBID posam para foto após apresentação do Teatro. Ao fundo, a "Pereira" que dá nome a Peça. Com Pablo Gonçalves, Vanessa Mayrinck, Estefane Francisca Gonçalves, Vanessa Bacinello, Jaqueline de Campos Pereira e Alexandre Bazan. Em 23 de Agosto de 2012, frente a fachada da UENP - CCHE/CJ. Fotografados por Newton Benetti

Bolsistas do PIBID posam para foto após apresentação do Teatro. Ao fundo, a "Pereira" que dá nome a Peça. Com Pablo Gonçalves, Vanessa Mayrinck, Estefane Francisca Gonçalves, Vanessa Bacinello, Jaqueline de Campos Pereira e Alexandre Bazan. Em 23 de Agosto de 2012, frente a fachada da UENP - CCHE/CJ. Fotografados por Newton Benetti
Graduandos do 3º Ano de História posam para foto após apresentação do Teatro. Ao fundo, a "Pereira" que dá nome a Peça. Com Pablo Gonçalves, Jaqueline de Campos Pereira, Lucas Pacheco Pirola, Amália Rambaldi, Fernanda Lhamas e Alexandre Bazan. Em 23 de Agosto de 2012, frente a fachada da UENP - CCHE/CJ. Fotografados por Newton Benetti
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário