Professor Jean Carlos Moreno estudou a identidade brasileira refletida em livros didáticos adotados no ensino básico desde os anos de 1970 em sua tese
A revista UNESP Ciência publicou, na última edição, entrevista com o professor Jean Carlos Moreno, do colegiado de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. Na entrevista, Jean explica como as ideias de autores como Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior impactaram os livros didáticos de história. Ele revela o perfil dos autores dessas obras e explica por que acreditamos, equivocadamente, que a história do Brasil se inicia em 1500.
A entrevista destaca a tese do pesquisador: "Quem Somos nós?: Apropriações e representações sobre a(s) identidade(s) brasileira(s) em livros didáticos de História (1971-2011)", defendida em julho deste ano. Nessa pesquisa, o historiador estudou a identidade brasileira refletida em livros didáticos adotados no ensino básico desde os anos de 1970.
O professor, que é coordenador do PIBID História e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de História da UENP, analisou em sua tese um total de 66 livros didáticos e consultou mais 15 documentos oficiais referentes aos períodos estudados, além de matérias de jornais para composição de seu trabalho.
Acesse e leia a entrevista na íntegra: http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/44/livros-escolares
Fonte: UENP - CCHE